História


O CIP foi inaugurado em 2011 com o objetivo de institucionalizar e centralizar a pesquisa clínica multicêntrica em um único local, pensado e concebido para ser um centro de excelência na condução de estudos em diversas especialidades.
 
Até aquela data, a pesquisa clínica em áreas como cardiologia, nefrologia e terapia intensiva era realizada em pequenos espaços adaptados, que não reuniam as condições ideais para a realização dos estudos. Nasceu, então, a ideia de construir um centro de pesquisa planejado de acordo com as exigências dos órgãos regulatórios, que pudesse centralizar a pesquisa clínica, com uma equipe dedicada exclusivamente. 

A primeira providência da diretoria executiva foi criar uma comissão, que durante um ano, elaborou um regimento interno, ouvindo todos os setores envolvidos: investigadores, funcionários, gestores e professores da faculdade de medicina (FAMERP). Durante esse período, alguns profissionais experientes em pesquisa clínica participaram do planejamento da estrutura física do CIP, da compra dos equipamentos e da seleção dos profissionais que iriam compor a equipe contratada.

Pouco tempo após a sua inauguração, o CIP se tornou um centro de excelência, reconhecido nacional e internacionalmente por sua qualidade e cuidado na condução de estudos clínicos.